segunda-feira, 8 de março de 2010

The Gossip: Liberdade de expressão e qualidade musical.

                                                                                                                                                        
                                                                                                The Gossip                                                     
 O trio norte-americano The Gossip foi para mim um achado. Gostei da música deles no primeiro momento em que a ouvi. O vocal poderoso e expressivo de Beth Ditto e as bases totalmente dançantes, com elementos que fundem Disco, referências Soul, e atitude Punk, me conquistaram.
Formado em 1999, na cidade de Olympia, são rotulados pela "imprensa musical" como Indie, Pós-Punk, Rock Alternativo e até Dance-Punk que eu nunca tinha ouvido falar. Fiquei pensando o que escrever sobre eles e cheguei a conclusão que não há muito a dizer, além é claro de ser uma ótima banda que faz música de  qualidade para curtir, dançar, ou simplesmente ouvir; Só ou bem acompanhado. O som é vibrante e sexy, os vídeos são bem legais e o visual deles não tem nada de convencional. Li algumas resenhas por aí na rede, quase todas fazendo alarde sobre o fato da vocalista Beth Ditto estar muito acima do peso e usar vestidos curtos, ser gay e ter atitudes "toscas" demais para uma moça... O que isso tem a ver com o som que eles fazem? Em que esses comentários poderiam ser relevantes numa análise musical? O mundo deve estar mesmo andando para trás, pois em vez de evoluirmos, nossos padrões de beleza são cada vez mais surreais e as pessoas tem se tornado a cada dia mais caretas e carentes de atitude, massificadas e idênticas. Música é arte, expressão e liberdade.  Chega de rótulos, modismos e coisinhas sem sal e politicamente corretas, ditadura da beleza e conceitos prontos do que deve ser Arte. Um viva às nossas diferenças que nos tornam únicos! Viva The Gossip!
                                                                                                                                                            Dani.
The Gossip é:
Beth Ditto: Vocais
Brace Paine: Guitarra/Baixo
Hannah Blilie: Bateria (Desde 2003)

Mais informações no site oficial www.gossipyouth.com/
Wikipédia:pt.wikipedia.org/wiki/The_Gossip 
Myspace:www.myspace.com/gossipband

O disco postado é Music For Men de 2009. Na capa a bela e andrógina baterista da banda Hannah Blilie.
 

1 - "Dimestore Diamond"
2 - "Heavy Cross"
3 - "8th Wonder"
4 - "Love Long Distance"
5 - "Pop Goes The World"
6 - "Vertical Rhythm"
7 - "Men In Love"
8 - "For Keeps"
9 - "2012"
10 - "Love and Let Love"
11 - "Four Letter Word"
12 - "Spare Me From The Mold"

Um comentário:

  1. Sugiro que ouça a versão Gossip para Careless Whispers.... Adoooooooro! Beijos!

    ResponderExcluir

Breve História sobre o Radar

Desde o começo, nos percebemos diferentes. Eu, por exemplo, guardava o dinheiro do lanche para ir à banca da esquina comprar revistas de rock depois da aula. Estudava as bandas que gostava e pesquisava o que eles teriam ouvido, começando assim um ciclo infinito, onde tudo o que eu curtia, acabava se encontrando em algum lugar.
Na adolescência as coisas pioraram... Sem gastar dinheiro com roupas e longe de ser uma garota normal, já começava a ter uma boa coleção de músicas: alguns vinis e muitas fitas, algumas gravadas de rádio depois de horas atenta esperando tocar "aquela banda". Comecei a copiar fitas para os amigos, fazia coletâneas e era sempre a DJ das festas, enquanto as amigas paqueravam os gatinhos.
Com o tempo, fiz bons amigos por intermédio da música, briguei e fiz sacrifícios pessoais por amor a ela. Um vício.
Nos conhecemos falando de música. Nos reconhecemos, aliás. No começo eram dialógos mais ou menos assim:
- Você conhece tal banda?
- Uhum.
- E fulano?
- Uhum.
E para testar, arriscava um artista quase desconhecido e perguntava de novo. E de novo: - Uhum.
Era verdade.
Hoje temos um enorme e interessante acervo, fruto de anos de pesquisa e prazer. Sempre aplicamos os amigos com novidades e raridades. Dividimos tudo com alegria e como um radar, continuamos atentos às coisas que surgem. Decidimos fazer isso em escala bem maior e assim surgiu a idéia do Radar Ultrassônico: continuar captando, decodificando e transmitindo o que rola pelo mundo da música para quem, como nós, é louco por música. Postaremos sempre uma resenha sobre a banda, artista, projeto, etc, com referências sempre que possível, acompanhada de arquivos para download. Então, sintam-se à vontade para consultar as referências, baixar os arquivos, deixar comentários, perguntas, críticas, sugestões, etc. Tudo será lido e respondido.
Todas as opiniões contidas neste blog são frutos de experiências, observações e impressões pessoais e não são necessariamente baseadas em rótulos pré-estabelecidos como por exemplo PUNK, PROGRESSIVO, INDIE, etc.
Então... Sejam bem vindos. Com ou sem aditivos, relaxem, divirtam-se e boa viagem!
Olhos e ouvidos atentos ao radar!
Dani