segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pauleira espacial

                                                                                                 The Mars Volta
 Aumenta o volume que o negócio agora é pesado. Barulhos esquisitos, vozes do além, vocais agudos, guitarras mais ainda, alienígenas e rock´n roll num clima envolvente e sufocante. A Dani já avisou que não vamos pegar leve, então aguenta. Estou falando da banda americana The Mars Volta.
Formada em 2001 por Cedric Bixler-Zavala (vocais) e Omar Rodriguez-Lopez (guitarras), The Mars Volta é considerada por muitos como uma banda de rock progressivo. Eu, particularmente acho que não é tão simples. O que ocorre é uma mistura de elementos cuja combinação pode não soar agradavelmente no início, mas quando menos se espera, você está completamente afundado na densa massa sonora que é o som destes caras. Não tenho uma definição para o estilo deles, mas posso dizer que identifico um pouco de rock setentista, psicodélico e progressivo sim, mas com uma sonoridade atual, e um cadinho de jazz fusion e outras coisas que eu nem sei. Mas isso é o de menos. Chega desse bla bla bla e vamos falar do álbum de hoje: "Amputechture".
Lançado em 2006, o terceiro disco da banda já começa com a melodia bonita e dramática da música "Vicarious Atonement", que tem uma irmã, "El Ciervo Vulnerado", última música do álbum. A faixa 5 é a linda, piegas e não menos dramática "Asilos Magdalena", com letra em castelhano, guitarra espanhola, e vocais com efeitos que parecem se dissolver no ar dando um clima etéreo à canção. Tem ainda a participação de John Frusciante, ex-Red Hot Chili Peppers, com a guitarra cheia de reverb. O resto é porrada. Com direito a riffs de guitarra bem elaborados e grudentos, solos malucos, arranjos de metais que mais parecem "desarranjos" e muita, muita energia. Pode pular, gritar, chorar e fazer "air guitar". É rock´n roll.
                                                                         Pablo
Mais informações: no Wikipedia pt.wikipedia.org/wiki/The_Mars_Volta 
                                 no site oficial www.themarsvolta.com/
Amputchture
01 Vicarious Atonement
02 Tetragrammaton
03 Vermicide
04 Meccamputechture
05 Asilos Magdalena
06 Viscera Eyes
07 Day of the Baphomets
08 El Ciervo Vulnerado

2 comentários:

  1. O que tenho a dizer é que mais uma vez vocês me aplicaram mais um somzáço!
    O disco é fantástico e com um peso maravilhoso!
    Valeu Radar!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse som é intenso, né não? Valeu Aquilante rsrsrs
    Continue baixando os trem aí.
    Abração

    ResponderExcluir

Breve História sobre o Radar

Desde o começo, nos percebemos diferentes. Eu, por exemplo, guardava o dinheiro do lanche para ir à banca da esquina comprar revistas de rock depois da aula. Estudava as bandas que gostava e pesquisava o que eles teriam ouvido, começando assim um ciclo infinito, onde tudo o que eu curtia, acabava se encontrando em algum lugar.
Na adolescência as coisas pioraram... Sem gastar dinheiro com roupas e longe de ser uma garota normal, já começava a ter uma boa coleção de músicas: alguns vinis e muitas fitas, algumas gravadas de rádio depois de horas atenta esperando tocar "aquela banda". Comecei a copiar fitas para os amigos, fazia coletâneas e era sempre a DJ das festas, enquanto as amigas paqueravam os gatinhos.
Com o tempo, fiz bons amigos por intermédio da música, briguei e fiz sacrifícios pessoais por amor a ela. Um vício.
Nos conhecemos falando de música. Nos reconhecemos, aliás. No começo eram dialógos mais ou menos assim:
- Você conhece tal banda?
- Uhum.
- E fulano?
- Uhum.
E para testar, arriscava um artista quase desconhecido e perguntava de novo. E de novo: - Uhum.
Era verdade.
Hoje temos um enorme e interessante acervo, fruto de anos de pesquisa e prazer. Sempre aplicamos os amigos com novidades e raridades. Dividimos tudo com alegria e como um radar, continuamos atentos às coisas que surgem. Decidimos fazer isso em escala bem maior e assim surgiu a idéia do Radar Ultrassônico: continuar captando, decodificando e transmitindo o que rola pelo mundo da música para quem, como nós, é louco por música. Postaremos sempre uma resenha sobre a banda, artista, projeto, etc, com referências sempre que possível, acompanhada de arquivos para download. Então, sintam-se à vontade para consultar as referências, baixar os arquivos, deixar comentários, perguntas, críticas, sugestões, etc. Tudo será lido e respondido.
Todas as opiniões contidas neste blog são frutos de experiências, observações e impressões pessoais e não são necessariamente baseadas em rótulos pré-estabelecidos como por exemplo PUNK, PROGRESSIVO, INDIE, etc.
Então... Sejam bem vindos. Com ou sem aditivos, relaxem, divirtam-se e boa viagem!
Olhos e ouvidos atentos ao radar!
Dani