quarta-feira, 17 de março de 2010

Pixies: Som velho, sempre novo.

                                                                               Pixies
 

Pixies:" Espécie de Elfos que habitam a Inglaterra, Irlanda e região da Cornualha. Eles são alegres e travessos, não são considerados muito perigosos, entretanto, suas brincadeiras podem ser muito pesadas e de mau gosto."

 As bandas que mais gostamos, são as mais difíceis de se escrever sobre. Pixies marcou a minha vida e é uma daquelas bandas que você sabe que vai ouvir ainda quando estiver velhinho... Se não ouviu falar, com certeza perdeu um dos melhores sons feitos nos anos 80 começo dos 90.
Depois das músicas enormes da época do progressivo, com suas elaborações e efeitos, o punk chegou para contestar e trouxe um som muito simples com músicas que em sua maioria não passavam de 3 ou 4 minutos de puro som cru e tosco. O bom e velho Rock'n'Roll quase desapareceu em sua forma pura, perdendo força e estilo nos anos 80.
Aí apareceram os Pixies, em 1985 para salvar a década da mediocridade, em termos de Rock.
Pós punk, Surf rock, Rock alternativo...Tudo isso, nada disso...não importa. O importante é que a música feita por Black Francis(ou Frank Black), Kim Deal, Joey Santiago e Dave Lovering, é uma mistura criativa e perfeita, melódica e insana. O vocal de Kim deal adoça o vocal maníaco de  Black Francis. Os temas das músicas não são muito comuns e falam de desde Ovnis, surrealismo (como na deliciosa Debaser que conta a história de um adolescente que acabou de ver o curta Um Cão Andaluz de Luís Buñuel e Salvador Dalí), violência física, surtos e imagens bíblicas... Toda essa piração convive em harmonia.
O som que era moderno para o começo da insossa época de 90, ainda é e não perdeu seu frescor, vigor e brilho.
Kurt Cobain admitiu uma vez que o Nirvana foi criado numa tentativa de imitar os Pixies... David Bowie fez cover de "Cactus" em seu disco Heathen...
Então se você curte bom rock e sempre busca novidades que te tragam um sopro novo, experimente ouvir os bons e velhos Pixies. Os discos postados são: (1989)Doolittle e (1990)Bossanova
                                                                                                                                 Dani.
Mais informações:pt.wikipedia.org/wiki/Pixies
                           www.lastfm.com.br/music/Pixies
                           http://www.beatrix.pro.br/mofo/pixies.htm

1. Debaser
2. I Bleed
3. Tame
4. Wave Of Mutilation
5. Here Comes Your Man
6. Dead
7. Monkey Gone To Heaven
8. Mr. Grieves
9. Crackity Jones
10. La La Love
11. You
12. There Goes My Gun
13. Baby
14. Hey
15. Gouge Away 

 
1. Cecilia Ann
2. Rock Music
3. Velouria
4. Allison
5. Is She Weird
6. Ana
7. All Over The World
8. Dig For Fire
9. Down To The Well
10. The Happening
11. Blown Away
12. Hang Wire
13. Stormy Weather
14. Havalina

Um comentário:

  1. Salve!
    Com certeza esses caras revolucionaram e inspiram muita gente!Som dos melhores, revitalizando os anos 80 e inovando nos 90!
    E corroborando o que diz nossa escritora do radar, eu digo, viva o bom e velho rock!
    ate breve...
    Aquilante.

    ResponderExcluir

Breve História sobre o Radar

Desde o começo, nos percebemos diferentes. Eu, por exemplo, guardava o dinheiro do lanche para ir à banca da esquina comprar revistas de rock depois da aula. Estudava as bandas que gostava e pesquisava o que eles teriam ouvido, começando assim um ciclo infinito, onde tudo o que eu curtia, acabava se encontrando em algum lugar.
Na adolescência as coisas pioraram... Sem gastar dinheiro com roupas e longe de ser uma garota normal, já começava a ter uma boa coleção de músicas: alguns vinis e muitas fitas, algumas gravadas de rádio depois de horas atenta esperando tocar "aquela banda". Comecei a copiar fitas para os amigos, fazia coletâneas e era sempre a DJ das festas, enquanto as amigas paqueravam os gatinhos.
Com o tempo, fiz bons amigos por intermédio da música, briguei e fiz sacrifícios pessoais por amor a ela. Um vício.
Nos conhecemos falando de música. Nos reconhecemos, aliás. No começo eram dialógos mais ou menos assim:
- Você conhece tal banda?
- Uhum.
- E fulano?
- Uhum.
E para testar, arriscava um artista quase desconhecido e perguntava de novo. E de novo: - Uhum.
Era verdade.
Hoje temos um enorme e interessante acervo, fruto de anos de pesquisa e prazer. Sempre aplicamos os amigos com novidades e raridades. Dividimos tudo com alegria e como um radar, continuamos atentos às coisas que surgem. Decidimos fazer isso em escala bem maior e assim surgiu a idéia do Radar Ultrassônico: continuar captando, decodificando e transmitindo o que rola pelo mundo da música para quem, como nós, é louco por música. Postaremos sempre uma resenha sobre a banda, artista, projeto, etc, com referências sempre que possível, acompanhada de arquivos para download. Então, sintam-se à vontade para consultar as referências, baixar os arquivos, deixar comentários, perguntas, críticas, sugestões, etc. Tudo será lido e respondido.
Todas as opiniões contidas neste blog são frutos de experiências, observações e impressões pessoais e não são necessariamente baseadas em rótulos pré-estabelecidos como por exemplo PUNK, PROGRESSIVO, INDIE, etc.
Então... Sejam bem vindos. Com ou sem aditivos, relaxem, divirtam-se e boa viagem!
Olhos e ouvidos atentos ao radar!
Dani